quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Gurizada Meditando


Gurizada meditando

Zenzinho é um menino meio espoleta, adora ir à pracinha do bairro brincar de parkour, jogar bola, soltar pipa, bola de gude e, quando está em casa, jogar vídeo game. Numa bela tarde de domingo, ao chegar à pracinha, deparou-se com um som estranho. Lá debaixo de uma árvore frondosa, vê uma menina sentada com as costas retas, de olhos fechados e sorridente dizendo espaçadamente:
 - AAA, AAA, AAA
- EEE, EEE, EEE
- III, III, III
-  OOO, OOO, OOO
- UUU, UUU, UUU
- OMM, OMM, OMM.

Com o som inesperado no final não resistiu. Interrompeu a garotinha com os cabelos presos num lindo rabo de cavalo. Ela, assustada, abriu os olhos rapidamente e viu um menino de pé ao seu lado com olhar curioso.
- Ei! O que você está fazendo? O que são esses sons engraçados? Voltou para a educação infantil com esse AEIO hahaha! Perguntou zombeteiro Zenzinho.
- Não. Isso é meditação! Não vejo nada de engraçado nisso. E eu acho bem legal de fazer.
- Ok! Não quis ofender. Só achei diferente! Desculpou-se Zenzinho.
- Minha Vó ensinou essa meditação bem simples do AEIOU e termina com o OM - um mantra que ajuda! Sou neta da Dona Áurea que mora ali na esquina. A menina apontou a direção com o dedo.
- Eu sou o Zenzinho, moro na outra quadra. Mas por que você está meditando?
- Ok, eu sou a Diana, como sou muito avoada e minhas notas não andavam lá muito bem, vovó disse que meditar poderia me ajudar.
- E ajudou? Perguntou Zenzinho curioso. Lembrando-se que as suas notas também não andavam lá muito boas.
- Sim. Ela disse que ao me concentrar na minha respiração, bem devagar no entrar e sair do ar já era um começo. E hoje estou fazendo a segunda parte, que é a meditação que você ouviu.
- E por que está fazendo aqui na praça?
- Gostei desse cantinho e a vovó disse que num lugar sossegado é bem melhor de meditar. E se é perto da natureza melhor ainda!
- Bateu a curiosidade! As tuas notas melhoraram mesmo?
- Não fiz prova ainda, mas consigo prestar mais atenção no que estou estudando. Antes a cabeça ficava viajando para todo lugar.
- E agora não? Perguntou Zenzinho mais interessado no assunto.
- O segredinho é um pouco antes de estudar fechar os olhos. Prestar atenção na respiração por uns minutinhos. Nossa! Parece que a mente clareia. Bem mágico hehehe! Comentou Diana encantada.
- Ah tá! Vou acreditar? Falou incrédulo Zenzinho.
- Não quer experimentar? Quem sabe você gosta e as suas notas melhoram, heim?
- Mantras, meditação... Não sei se isso é para mim. Gosto de movimento e não ficar parado. Falou Zenzinho com ar de que aquilo não era para ele.
- Não foi fácil para mim no início. A cada dia fica mais simples. Estou até gostando sabe? Não quer tentar mesmo? Diana falou num tom desafiador.
- Gosto de desafios! Taí, não custa tentar. Sou um aventureiro por natureza, já desbravei tudo por aí fazendo parkour...
Diana não o deixou terminar a frase. Complementou entrando na brincadeira: - E agora vai desbravar os mistérios da mente. E fez um gesto com as mãos. Colocando-as na cabeça e depois levantando os braços para cima.
Nesse momento ambos caíram na risada.
- Então, vamos lá! Convidou Diana.
- Sim, enquanto está sossegado por aqui. Daqui a pouco a gurizada chega para jogar bola, daí vai ser aquela zoeira. Zenzinho comentou se dando conta.
- Quem sabe se juntam a nós! Diana disse animada com os olhos brilhando. Imaginando mais crianças meditando com eles.
- Não sei. Eu vou experimentar primeiro a meditação e depois jogar bola. Quem sabe ajuda a fazer mais gols? Agora são os olhos de Zenzinho que brilharam ao se imaginar fazendo mil gols.
- Meninos! Já é um motivo para começar hehe. Comentou faceira Diana.
E os dois, embaixo de uma grande árvore fazendo uma sombra gostosa, numa tarde de domingo, sentaram-se de costas retas e começaram: AAA, ...

Andrea dos Santos Leandro



Esse texto concorreu no IV Concurso  de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas em Santa Maria/RS em 2016.

Publicando em:
Meditando com a gurizada: Gurizada Meditando



Nenhum comentário:

Postar um comentário