terça-feira, 5 de novembro de 2019

O primeiro passo é o mais difícil



O primeiro passo é o mais difícil

Augusto é um menino muito ativo. Gosta de jogar, pular e saltar. Mas tem uma coisa que o deixa muito melindrado. É quando tem uma mudança no ar. Por causa do trabalho do seu pai. Ele vive mudando de cidade. Quando faz um amigo, logo logo acaba tendo que se afastar por causa das mudanças quase anuais.

Sua mãe que não gosta de ver o filho sofrer sempre diz com um grande sorriso: Vamos lá Augusto, o primeiro passo é o mais difícil, os próximos serão mais fáceis pois já iniciou o caminho. E me mostra como encher o peito de ar, levantar o pé direito e dar o primeiro passo: seja para dar olá para um novo amigo, entrar na casa nova ou como vai acontecer esse ano. Além de mudar de escola vou iniciar o sexto ano. Não mais terei apenas um professor ou professora da turma, mas serão vários.

Uns dias antes de iniciar as aulas surtei, corri, e pulei era demais para minha cabeça ter que enfrentar essa situação. Por mais que meu pai dissesse. – Meu filho, agora vamos ficar nessa cidade mais tempo. Consegui mudar minha atividade e me estabilizar.

Mesmo minha mãe dizendo agora poderá ficar mais tempo perto dos amigos novos. A mudança seria também grande demais. Não seria mais Dona Chiquinha o ano todo ou Dona Maricota. Seriam várias professoras ou professores.

Então, quando já tinha surtado, pulado e até gritado meu irmãozinho Pedro de 4 anos veio até mim e disse: - Gusto – é assim que ele me chama - Me leva para a escola junto, mamãe disse que você terá um monte de professoras para te abraçar. Eu gosto de abraço! Posso receber também?

Então, diante do gigantismo do meu pequeno irmão percebi que esse primeiro passo difícil poderia ser muito legal. Não só conheceria novos colegas, mas novos professores. E quem sabe todos fossem tão legais quanto a Dona Chiquinha ou Dona Maricotas. Meu coração começou a bater num ritmo mais ameno e não mais como uma escola de samba. Quem sabe o sexto ano não seja tão assustador e sim bem legal. Vamos lá então dar o primeiro passo...

Andrea dos Santos Leandro


Esse texto fiz para usar como abertura dos Círculos de Paz. A ideia era falar sobre as mudanças. Principalmente para o gurizada do 5º ano que vai o 6º ano. Fica a sugestão para usar em aula para falar sobre essa e outras mudanças na vida das crianças e explicar ideias de como elas podem lidar com esses momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário